Conversa, Opinião

Marketing Fail

12 fev 2015 • por Luciana Vilela • 17 Comentários

O caso do Arroz Prato Fino na Record e o que acontece no mundo dos blogs

Hoje eu quero contar uma relação interessante que eu percebi entre o que aconteceu com a Rede Record e o que eu vejo todo dia nesse mundo dos blogs que eu habito há 4 anos. Não deixe de ler, é bem interessante mesmo.

Não sei se vocês estão por dentro do “auê” que os telespectadores do programa Hoje Em Dia estão fazendo por causa da substituição dos apresentadores. O caso está muito bem explicado aqui: O Povo Contra Ana Hickmann. Leiam, está muito engraçado!

Resumindo: ninguém engoliu a substituição da carismática Chris Flores pela Ana Hickmann no merchandising do Arroz Prato Fino. TOTAL falta de empatia com o telespectador-consumidor, que não vê relação nenhuma da apresentadora com o produto. Engraçadíssimo ver a reação das pessoas:

-Alguém consegue imaginar Ana Hickmann fazendo um arroz soltinho? Aliás, ela COME ARROZ?

 

OPA! Você, que me lê, já deve ter dito algo parecido! É o eterno caso da Xuxa usando Monange, que ninguém engole até hoje.

Marketing: Xuxa nunca usou Monange

 

No mundo dos blogs, que era pra ser diferente, está a mesma coisa. Quantas vezes nós, em redes sociais, já reconhecemos casos assim como do arroz Prato Fino e colocamos a boca no trombone? Camila Coutinho e Melissa não me deixam mentir. (Para quem não sabe do #melissafail, clique aqui). E ainda poderia citar vários casos!

Era pra ser diferente porque nós, blogueiras, somos tão consumidoras e tão gente quanto qualquer leitora. Ou era para sermos…

Quero contar o que aconteceu comigo no ano passado. No lançamento do Luna, da Natura, eu procurei a assessora que me atendia buscando informações. Recebi um e-mail de outra assessora dizendo que eles não tinham mais a conta da Natura, e eu pedi algum contato que me pudesse informar alguma coisa e me colocar em contato com a nova assessoria. Ela me passou o e-mail de uma executiva da Natura, que prontamente me atendeu e me disse que estava pedindo a assessoria que entrasse em contato comigo.

Um mês depois, o perfume já não era mais novidade pra ninguém, mas eu quis de novo ter contato com a Natura, e incomodei novamente a executiva (blogueira que corre atrás às vezes fica impertinente, eu sei!) e ela se espantou ao saber que não haviam me enviado nenhum e-mail. Aí sim, ela me colocou em contato direto com eles. 

Agora eu quero fazer algumas ponderações:

Meu blog fala sobre perfumes e tem grande relevância no assunto. Quantas de vocês já me perguntaram sobre alguma fragrância e eu respondi, explicando como ela era? Quantas já compraram ou quiseram experimentar algum perfume por causa dos meus posts?

Outro dia mostrei minha coleção de perfumes no blog e não sei se perceberam, mas não tinha nenhum perfume da Natura. Como não gosto de comprar fragrância no escuro e nunca conheci consultora com amostras de perfumes, nunca consegui comprar um perfume da marca. Já pensou se eu pudesse conhecer e descrever aqui no blog, quantas pessoas poderiam se interessar? Ou você acha que alguém vai perguntar pra Thássia Naves como é o Luna? Pode ter milhões de seguidores mas…não adianta.

-O que falta ao marketing de uma empresa para reconhecer pessoas influenciadoras que tem alguma relação com sua marca e que possam representar seus produtos de uma maneira melhor e mais convincente? Não seria um pouco de pesquisa?

A marca suíça Karin Herzog está fazendo planos de chegar ao Brasil e me enviou e-mail, enviou produto diretamente da Europa pra mim. Como chegaram ao blog? Pesquisando. Já viram quantos posts sobre produtos de pele foram publicados aqui, como foi a repercussão deles? Isso tem muita relevância nos mecanismos de pesquisa.

 

Marketing: Boticário passa Natura em venda de perfumes

 

-A Revista Época Negócios desse mês traz uma reportagem interessante sobre a Natura, quem puder, leia. Entre várias informações, conta que a Natura não é mais lider de vendas de fragrâncias no Brasil. Na mesma hora eu associei o que vi na reportagem ao que aconteceu comigo. E pensei: nessas horas uma empresa tem que repensar suas ações, entre elas, o marketing.  Quem sou eu pra falar disso, não sou profissional da área, mas como consumidora eu posso dizer que eu poderia comprar muito mais perfumes da Natura mas não consigo. Por que será? 

-Aliás, se existe uma área de trabalho que precisa parar para ouvir leigos é a área de comunicação. Afinal de contas, eles querem se comunicar com quem?

-A Philips outro dia entrou em contato comigo por causa das minhas postagens sobre o Satinelle, afinal de contas todo mundo que quer saber como é o aparelhinho entra no post do Satinelle e me envia um e-mail.. E já perdi as contas de quanta gente comprou por minha causa. De nada, Philips. E o mesmo tem acontecido com o Lumea , com o Satin Intimates e com a máquina da Saeco. Como uma empresa não iria reconhecer  uma propaganda espontânea dessas?

Vou parar por aqui, mas acho que vocês me entenderam. Muitas de vocês, leitoras, já conversaram comigo por aqui, na página do blog no Facebook e nos e-mails, falando exatamente isso, eu só quis registrar em um post do blog. As minhas amigas blogueiras também tem muitas coisas parecidas pra contar, daria um livro.

Obrigada pela atenção, mais tarde eu volto coma  programação normal do blog, leve e solta novamente.

 

 

 

 

 

 

 

 

 

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17 Comentários
  1. Ana Maria Brogliato   ///   12/02/2015 - 07H18

    Parabéns Lu, achei incrível este post. Li também as outras matérias que você linkou e fiquei pensando: se uma marca quer saber como perdeu para outra o posto de número um e tentar descobrir onde foi que errou, dá para afirmar que começou nos pequenos detalhes. Muitas vezes a marca confia tanto em suas agências (por isso as contrata) e nem sabe detalhes sobre as campanhas. O grande erro está nas agências, que não pesquisam a fundo, apenas pegam o que está na mídia no momento, sem se dar o trabalho de olhar pra trás e ver o que determinada pessoa fazia ou dizia antes da fama.
    Mas sempre tem um consumidor mais esperto (ou a concorrência) que descobre e joga na internet. Pronto, começou a polêmica e muitas vezes, a descida da marca.

    Em tempo: eu uso o Satinelle há uns 15 anos, já tive 3 aparelhos, acho maravilhoso e nunca fiz um post a respeito e qualquer hora vou dar minha opinião também, pois foi uma das melhores invenções do mundo moderno para nós, mulheres.
    Beijão
    http://www.viagensebeleza.com

    • Mulher Sem Photoshop   ///   12/02/2015 - 07H44

      Ana Maria,

      às vezes eu me pergunto também se os executivos da empresa acompanham de perto as ações de assessorias. Em BH, quando a Natura fez um evento (imagino que caríssimo) e convidou uma blogueira de culinária eu fiquei me perguntando isso. E assessorias que enviam kits e mais kits para blogueiras que nem blog tem? Estou vendo direto meninas que não atualizam seus blogs há meses e continuam recebendo material de divulgação. Vão divulgar onde?
      Não tem alguma coisa errada aí?

      • Ana Maria Brogliato   ///   12/02/2015 - 06H36

        Lu, também observei isso… As agências nem devem atualizar as listas de quem recebe os kits e entrando uma vez na lista, fica por lá “ad aeternum”…
        E contratar blogueira de culinária para produto de beleza é a mesma ação de uma marca de óleo de cozinha que patrocinou, se não me engano, a Beauty Fair ou algo assim… Lá no meio dos produtos de beleza se via, em destaque, as garrafas plásticas do tal óleo. A agência deve ser a mesma, hehehe…

  2. Ana Lu Fragoso   ///   12/02/2015 - 08H41

    Muito bom, Lu. O problema, que já estamos cansadas de discutir, é que as empresas olham apenas os números. Muitas esquecem de associar o perfil de uma blogueira com o produto ou marca, de cara lembro também do caso Mariah/Marisa, além desses que você citou. Tenho uma leitora, só pra citar outro caso, que eu acredito que nunca tenha comentado em meu blog, mas sempre me manda e-mails e diz que cada batom que eu posto ela corre pra comprar. Vendo o lado de uma assessoria ou RP, também me pergunto como elas podem saber do que acontece nos bastidores de um blog, mas abrindo o leque para conhecer os veículos e não dar importância apenas aos grandes já é um começo.

    • Mulher Sem Photoshop   ///   12/02/2015 - 08H45

      Pelo facebook, pelo blog, e-mail e Instagram eu já perdi a conta de quanta coisa já compraram por indicação minha. E deixaram de comprar também, vale dizer! As pessoas adoram encontrar blogueiras com quem se identificam, eu inclusive, mesmo sendo uma blogueira. As empresas ainda não descobriram isso…

  3. Priscilla Oliveira   ///   12/02/2015 - 08H43

    Marketing fail mesmo! E tenho notado cada vez que entrevisto um especialista na área. Quando li seu post quis te abraçar, porque ele completa um que estou tentando terminar sobre a importância de blogs menores e desconhecidos do grande público.
    Seu caso com os perfumes lembra o meu com a Melissa. Eu deixei de publicar as coleções porque a marca cagava para blog pequeno. E depois do #melissafail murchei. Sendo que antigamente 50% das buscas que chegavam ao meu blog era sobre informações sobre a marca, eu tinha leitoras melisseiras. Mas como continuar se a assessoria não colabora? E é assim com O Boticário, que hoje em dia é uma das buscas que mais aparecem procura, de pessoas querendo saber de novidades. E eles não me mandam nada…agora que voltaram a mandar release. E o mesmo segue em produtos de queda de cabelo. Na hora de enviar produto eles só enviam para as mesmas pessoas, que muitas vezes nem blogs possuem.
    Eu já tomei fora de muita assessoria, inclusive da Natura (e poderia listar todas que ignoraram o meu pedido de inclusão de mailling e solicitação de release). EU me pergunto o que fiz de errado. Escrevo direito, faço resenhas com verdade (ainda que demore um tempinho, porque preciso testar!), tenho noções de fotografia, tenho meu público…enfim, faço tudo direito! A diferença está apenas nos números? Porque usar números como medidor de qualidade, quando existem N fatores por trás desses números?
    Fiz um post/vídeo desabafo sobre esse assunto. Posso deixar aqui como complemento?

    http://www.blogdapriscilla.com/2014/04/sobre-metricas-e-outras-questoes.html

    bjs

    • Mulher Sem Photoshop   ///   12/02/2015 - 08H48

      Engraçado, Priscilla, não mencionei no post mas o que eu queria buscar sobre o Luna eram as informações, release, descrição, foto em alta, qualquer coisa do gênero. Não estava pedindo um perfume de presente.
      Está vendo como todo mundo se identifica?

  4. gerliane   ///   12/02/2015 - 09H14

    É isso mesmo Lu, e olha que estamos falando de grandes empresas heim… imagina agora aplicar isso na minha cidade pequena com certos empresários que se acham os próprios Silvio Santos… Dá pra entender o que quero falar? rsrs
    beijocas

  5. Luh Barros   ///   12/02/2015 - 10H52

    Oi Lu, muito bom seu post e te entendo perfeitamente, na real as marcas estão em busca de números e mais números, sinceramente queria entender como funciona a tal análise que as assessorias fazem, porque eles não tem um departamento que verifique como seus produtos estão sendo divulgados nos blogs, porque o que tenho lido e visto são blogueiras que recebem produtos e não se dão ao trabalho de fazer uma divulgação digna, mostrando de fato como tal produto funciona, no seu caso com o perfume, também tem muitos posts de perfumes que não me interesso em ler porque não me atrai sabe de tão mal feitos que são, a assessoria da Natura de SP na minha opinião trabalham com descaso tanto que cansei. Como você disse antes de sermos blogueiras somos consumidoras ativas, somos mães e sempre estamos em busca de produtos que sejam nos ajudem, que nos dê um bom resultado e se gosto, eu divulgo e assim que gera a propaganda, e as marcas não conseguem ver isso??? Falei demais né rs. Beijos

  6. Luziane Lima   ///   12/02/2015 - 11H38

    Oi Luciana,

    seu post resume o que muita gente pensa. Concordo com tudo. As marcas devem ter um olhar mais cuidadoso com as escolhas que fazem, por vezes, economizariam muito se escolhessem de acordo com as pesquisas como citou. Fiz um trabalho recente de marketing na faculdade, e antes de apresentar tivemos que provar que nossa ideia estava correta através de aplicação de pesquisas. A pesquisa mostrou que o investimento não seria necessário. As marcas poderiam evitar esses problemas se pesquisassem mais, ouvisse mais os consumidores, como falou.

    Parabéns pelo post.

    beijos, Luzi.
    http://www.luzianelima.com

  7. LUZIA   ///   12/02/2015 - 12H08

    Nossa Lu, o post parece que veio de encomenda pra mim. Acabei de chegar em casa e tinham deixado uma revista cátalogo quatro estações pra eu dar uma olhada. E a capa está a Ana Hickmann e eu comentei com minha filha que determinados artistas tinham que ver bem onde coloca a sua marca, pois os clientes logo de cara já tem certeza que ali não é o lugar dele. ( como o caso da Xuxa e a monange) Aí abro o blog e está este post. Ana Hickmann nunca irá por uma roupa do catálogo ( todos sabem disto). Era melhor colocar uma estranha na capa. Beijos

    Luzia

  8. Lucy Viana   ///   13/02/2015 - 05H11

    Amiga como profissional de marketing te falo, o que ganha na comunicação e divulgação é a imagem, o status dessa pessoa junto ao publico alvo que querem atingir, as vezes, até região. Mas isso tem mudado por conta da falta de conteúdo. Empresas assessoras de marcas grandes tem funilado isso e não buscado somente as “carinhas bonitas” mas o conteúdo de quem entende… é devagar, mas a gente chega la!

    Beijos

  9. Nadiele Rosa   ///   13/02/2015 - 01H59

    Adorei o post, as marcas e as assessorias simplesmente ignoram os blogs pequenos! Como você citou o exemplo do Luna da Natura aproveitei pra comentar que adquiri o perfume e adorei, achei extremamente parecido com o Miss Dior Eau de Toilette – até pedi pras minhas amigas compararem e todas foram da mesma opinião que eles são de fato muito próximos.

    Voltando ao assunto do post: agora virou moda mostrar os recebidos, imagina quanta coisa as blogueiras recebiam e não aparecia nos blogs! As marcas gastam uma grana e o máximo que conseguem é aparecer num vídeo com 399 outros produtos e nem ao menos um post informativo sobre os produtos… acho que a Natura em especifico tem um marketing total fail, outro dia vi um post da Camila Coelho mostrando os ‘Favoritos da Natura Aquarela” e fiquei tipo WTF!!!!!!! Isso cansa e faz a gente perder a credibilidade tanto nas marcas quanto nos blogs né.

    Ótimo post como sempre.
    Beijos e bom Carnaval

  10. Nielma Ribeiro   ///   20/02/2015 - 10H12

    É por essas e outras que amo seus posts Lu!

  11. Nielma Ribeiro   ///   20/02/2015 - 10H14

    Hum, venho tanto aqui, que nesse final de semana encontrei com uma prima e ela me perguntou sobre o meu batom e eu disse: Ah, esse daqui comprei de uma amiga blogueira!

    hahahahahahahah Me sinto intima já.

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