Identidade Olfativa: quando você conhece a marca pelo cheiro

Identidade olfativa: veja algumas lojas que tem o próprio cheirinho!

Mesmo que você não conheça o termo Identidade Olfativa é bem provável que já saiba o que é: já entrou em alguma loja que tem um cheiro característico, e que depois você é até capaz de reconhecer? Há muitos anos eu já observava isso, às vezes eu comprava produtos dessas lojas e ficava cheirando tudo, torcendo para aquele cheiro não sair!

Hoje vou mostrar algumas lojas e marcas que tem um cheiro como marca registrada, será que você já percebeu?

Specialitá Lingerie

Identidade olfativa - Specialita Lingerie

 

 

 

Se você já comprou na loja online Specialitá Lingerie já deve ter percebido que o perfume chega junto com as lingeries! Não tem quem não perceba e já fique logo apaixonada: as peças vem dentro de um saquinho, um porta-lingerie, com um perfume maravilhoso, suave e requintado. Gosto de lavar as peças e colocar de volta ao saquinho até eu usar, pra ver se o perfume volta para a lingerie depois de lavada! 🙂

 

Le Lis Blanc

Identidade olfativa - Specialita Lingerie

Eu me lembro de ter perguntado para uma vendedora que cheiro era aquele que eu sentia em todas as lojas Le Lis Blanc. Isso foi há muito tempo, e a marca ainda não vendia os aromas da marca própria. Da última vez que visitei uma Le Lis Blanc conheci as fragrãncias e identifiquei a da loja, o Alecrim, e depois a vendedora confirmou. Hoje a marca tem produtos com esta fragrância: Home Spray, Água Perfumada para Roupa, Vela Perfumada e também ítens de cuidados como sabonete líquido e gel higienizador de mãos. Antes eu tinha vontade de dormir na loja, agora ficou mais fácil porque dá pra levar o cheiro pra casa! 🙂

Trousseau

Identidade olfativa - Specialita Lingerie

Essa é clássica! A fragrância é tão famosa que ficou conhecida em lojas de essência com o nome próprio: em algumas os vidrinhos vem com a etiqueta “Trussô” 😀 😀 😀

Este aroma eu tenho em casa há muito tempo, pois sempre tenho comigo uma água de passarum spray perfumado que além de deixar o cheiro da Trousseau na roupa de cama ainda amacia as fibras do tecido. Ah, detalhe, eu só uso nas roupas de cama porque nas roupas eu acho dispensável… Mas é uma delícia!

A marca também disponibiliza a fragrância (e outras também, todas deliciosas) em vários produtos como odorizadores, sachês, velas perfumadas, sabonetes, etc.

Copacabana Palace

Identidade olfativa - Specialita Lingerie

Se você ainda não se hospedou no Copacabana Palace eu vou te contar agora como é o cheiro do hotel: óleo essencial de limão-gress, palma rosa e capim-limão. Há muitos anos esse é o aroma dos quartos e corredores do hotel e foi especialmente desenvolvido pela Avatim, que também desenvolveu um cheiro para o Theatro Municipal. A marca é encontrada em várias lojas do Brasil e também vende em sua página no Facebook: Avatim Perfumes.

 

Agora me conte: tem alguma marca ou que você reconhece pelo cheiro?

 

 

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8 Comentários

  1. Lucy viana
    jul 10, 2015 @ 10:06:18

    Amiga isso é marketing e olha como funciona!!! kkkkkk Identificar a loja pelo cheiro e sentir o conforto do ambiente é pra ficar inesquecível e voltar sempre! Aqui no shopping tem uma ala só de marcas famosas e o cheiro de cada uma delas é diferente e envolvente, e vontade de entrar pra sentir mais! Isso da muito certo!

    Beijos

    Reply

  2. Betty Gaeta
    jul 12, 2015 @ 21:43:26

    Oi Lu,
    Infelizmente sim, mas acabou sendo algo negativo. eu não passava mal com nada quando estava fazendo quimio terapia, mas o cheirinho da M.Martan, que eu antes adorava, virou um suplício! Me dava enjoo e eu tinha que passar correndo pela loja. Até hj, qdo passo perto da M.Martan, me lembro da quimio e nunca mais entrei na loja para comprar.
    Bjs

    Reply

    • Luciana Vilela
      jul 13, 2015 @ 12:03:53

      Entendo perfeitamente, Betty! Mas com certeza o objetivo da identidade olfativa é justamente o oposto, atrair e não repelir, mas existem casos como o seu também 🙁

      Reply

  3. Line
    jul 13, 2015 @ 22:02:59

    As sandálias da Melissa! Adoro! Cheiro plastificado novo e chique!

    Reply

    • Luciana Vilela
      jul 14, 2015 @ 07:31:36

      É mesmo, Line! O engraçado é que não é cheiro de perfume, é cheiro de Melissa (ou então fizeram um perfume que tem cheiro de Melissa!! 😀 )

      Reply

  4. Júlia Albuquerque Vieira
    ago 03, 2015 @ 18:38:07

    Luciana,
    Engraçado em lojas tenho notado, mas não me debrucei sobre esse tema. Vou ficar mais “olfativamente” atenta.
    Mas eu nasci em Angola e vim para Portugal tinha18 anos e já naturalmente usava meu perfume eu sou bem fiel a perfumes, sendo que gosto dos mais fortes à noite ou quando estou down dão-me uma subida na autoestima. Bem quando cheguei cá fui comprar o bom do perfume, tive que deixar de usar acabei dando a uma prima, porque ele me lembrava demais minha terra, meus amigos, meu tudo. Ah lembrei agora era da Jean Patout , nem sei se existe mais. Adoro o J’aime da Van Cleef and Arples, sendo que todos deles são nota 10. Minha mãe usou sempre o mesmo acredita que passados 7 anos desde que me deixou quando abro uma gaveta de coisas dela, ele me transporta para tempos idos e a saudade bate mais do que é habitual. Somos criaturas de cheiros bons. (Sorte a nossa) Mas não é só o cheiro do perfume que me transporta para Angola , quando chove aquele cheirinho de terra molhada, você gosta? Meu marido não … Menina e o cheirinho de café? E de bolo acabado de fazer. Cheiros que não sendo o que a menina se refere nos aquecem o coração.
    Beijos e continue com seu blogue e sua página do face e youtube a aquecer nosso coração, afinal se a menina fosse um perfume … qual seria?
    Júlia (aqui em Lisboa)

    Reply

    • Luciana Vilela
      ago 03, 2015 @ 19:49:50

      Júlia, que interessante sua descrição dos cheiros de Angola, pois o cheiro de Minas Gerais, a minha terra aqui no Brasil, também é assim: cheiro de terra, bolo, café e o famoso pão de queijo!
      Perfumes são uma das minhas paixões, depois quando tiver tempo navegue pela categoria aqui no blog (já mostrei minha coleção: https://www.mulhersemphotoshop.com.br/2015/01/minha-colecao-de-perfumes.html)
      Nem sei escolher qual perfume seria… ja tentei ser mulher de um perfume só mas não consegui! Prefiro que o cheiro acompanhe meus momentos!

      Reply

  5. Recebidos 1# | Olyra Marketing Sinestésico | Dica e tal
    ago 13, 2015 @ 08:01:21

    […] cheirinho na lembrança. A Lu do blog Mulher Sem Photoshop, fez um posto falando um pouquinho sobre Identidade Olfativa. A Olyra é uma empresa que oferece esse tipo de serviço, ela cria cheiros e sensações e coloca […]

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